Monday, April 23, 2012

As Letras Mais Temidas Pelos Cineastas


Qual filme você prefere que esteja disponível aos seus filhos?

Esse:

Ou esse:
(Não consegui a versão em inglês)
Os dois filmes tiveram a mesma classificação no mesmo dia: “R”, que quer dizer restrito (proibido), para espectadores abaixo de dezessete anos. Um foi classificado assim pelas cenas e imagens de tortura e brutalidade, e o outro por algumas más palavras. A classificação dos filmes não é pensada pelas pessoas como subjetiva, mas da verdade é. O processo não só é subjetivo, mas é corrupto, homofóbico, sexista e daninho.

Algumas pessoas acham que o governo faz a classificação. Não é assim. O MPAA só e uma organização dos grandes estúdios: Fox, WB, Paramount, Columbia, Universal e Disney. A comissão de classificação é misteriosa – os nomes dos membros são segredos, e o processo e critério também. Por causa dessa falta de responsabilidade e transparência, a comissão tem mostrado ao longo dos anos certas tendências:

Corrupção

Lembre que a comissão é parte do MPAA, que é conectado aos grandes estúdios. Não é difícil imaginar um conflito de interesses. Na realidade, é fácil ver que os filmes dos estúdios são melhor-tratados que os independentes. Um filme independente tem 24% mais chance de receber “R” do que um do estúdio. Não pode ser coincidência.

O filme Titanic devia ser “R.” O conteúdo do filme tinha 99% chance de levar um “R” segundo muitos especialistas, mas era um investimento enorme dos estúdios. Um filme “PG-13” ganha, em média, 76% mais que um “R.”

Homofobia

O MPAA regularmente dá clasificação “R” aos filmes de conteúdo homossexual. A organização não nega o fato, dizendo que eles “não criam as normas do público, só as refletem.”

But I’m a Cheerleader, uma comédia muito boa sobre uma adolescente lésbica, tinha que remover uma cena pequena que só insinua uma masturbação da lésbica para conseguir um “R.” Foi classificado na mesma verão que American Pie, que era menos sutil com o mesmo tema.

Sexista

O MPAA não gosta das mulheres satisfeitas nos filmes. É mais fácil ganhar uma classificação mais branda com o estupro que com o prazer feminino. Para os filmes Sucker Punch e Love and Basketball, as notas da comissão disseram que as mulheres nas cenas sexuais pareciam “desfrutá-lo demais.” Os dois filmes tinham que substituir tomadas da cara de personagem femininas sentindo dor durante o sexo por tomadas delas sentindo prazer.
Isso sempre me dá arrepios: como alguém pode pensar que o estupro é menos ofensivo que uma mulher sexual?


Puritano

A tendência final é como eu mostrei no início deste post – Hostel II vs. Once. Receberam a mesma classificação ao mesmo tempo. Como podiam receber a mesma letra? É simples. O MPAA gosta mais da violência que da sexualidade. Não é segredo; esses filmes são só um exemplo. Também prefere a violência sem sangue ou conseqüências. Martin Scorcese famosamente obteve "R" para Taxi Driver com um ajuste da cor para fazer o sangue demais vermelho.

Isso é muito interessante para mim, porque eu acho que as cenas de sexualidade são menos prejudiciais aos olhos jovens que as cenas de matança e tortura. A violência sem conseqüências, como video-jogos me parece pior para os jovens que tudo o mais!

O MPAA sempre diz que as classificações são para proteger as crianças. Mas devemos perguntar como eles fazem isso. Quais normas seguem? Não são as minhas.

No comments:

Post a Comment