Sunday, April 22, 2012

A Música: A Língua da Alma


Margaret Bowers

Quando recebi esta tarefa, eu pensei em escrever sobre a minha paixão pelas línguas. Isso é algo comum entre os estudantes de português, que quase sempre sabem falar três línguas ou mais. E de alguma maneira, eu sim vou falar de uma paixão por uma língua, mas esta é uma língua diferente das que se falam por todo mundo. A minha paixão é pela música, algo que pode ser comunicado e entendido por todo mundo. Toda minha vida eu cantei na igreja ou na escola e a música sempre parecia a melhor maneira de se expressar. A música fala a todos. Ninguém pode explicar o porquê, mas quando alguém ouve um acorde menor, ele o associa com a ideia de tristeza ou melancolia; é o oposto com um acorde maior, que evoca felicidade ou triunfo. Este vídeo transpõe algumas canções felizes do Natal desde um tom maior até um tom menor. Ouve como a emoção das canções muda.



Mesmo sem saber nada de teoria da música, todos entendem a linguagem e a emoção da música. É quase como se a mente humana fosse desenhada para a música. Todo mundo sabe como é ter uma canção presa na cabeça. Todo mundo pode completar uma escala musical. Todo mundo tem uma banda ou um cantor favorito. A música forma parte da vida de todos.





Para mim, não basta somente ouvir a música, é preciso fazer a música que me dá prazer e satisfação. Em Vanderbilt, há muitas opções para uma pessoa que quer lidar com música. Eu escolhi me envolver com o Vanderbilt University Concert Choir, o grupo de música mais velho no campus. Cantamos peças corais de muitas épocas, desde o renascimento até agora mesmo. Embora eu não goste de todas as peças que nosso diretor escolhe, umas peças eu posso cantar um milhão de vezes e nunca me canso. Um compositor que escreve peças de música assim é um homem americano e bastante jovem que se chama Eric Whitacre. Ele faz música com tanta densidade e sentimento que é impossível de resistir. Quando eu estava no meu primeiro ano na universidade, nosso coro realizou “Water Night” de Eric Whitacre, e isso até hoje é a minha canção favorita que nós já cantamos.


 



Além de expandir as fronteiras da música coral no contexto dos coros, Senhor Whitacre está transformando a maneira em que músicos por todo o mundo interagem e criam música juntos. Faz poucos anos, ele criou o conceito do “coro virtual,” no que cantores de muitos níveis de habilidade e de muitos países podem juntar-se através da Internet para cantar. Senhor Whitacre publicou as diferentes partes das vozes para algumas de suas canções e pediu que os cantores do mundo gravassem a si mesmos cantando-as. No vídeo seguinte, Whitacre e seus colegas tecnológicos editaram as gravações de 2,000 pessoas cantando para criar uma versão de “Sleep” pelo coro virtual.
.
Eu gosto tanto da música coral porque eu acho que é a forma mais participativa de criar música para o músico amador. Porque eu amo tanto a música, mas tenho pouco talento, eu espero em nome de mim mesmo e de todas as pessoas que nunca vão ser famosas por cantar mas que amam a música como eu, que a música coral nunca se torne uma coisa do passado. Eu acho que Eric Whitacre e outros compositores modernos vão assegurar que a música coral, a música acessível a todo mundo, vá continuar se desenvolvendo e sendo uma paixão para muitos para sempre.


No comments:

Post a Comment