Wednesday, April 18, 2012

Cinco Cidades Fingindo Ser Um: Um Estudo dos Diversos Boroughs da Cidade de Nova Iorque

Todos os residentes de Nova Iorque têm orgulho de ser dessa grande metrópole.  E como não?  É a nossa paixão.  Nova Iorque é uma cidade como nenhuma outra.  É a cidade com a maior diversidade linguística do mundo, tem as melhores lojas e clubes no país e possui bastantes arranha-céus colossais.  Mas além do orgulho que os Nova Iorquinos sentem pela cidade e a suas maravilhas, cada um sente-se ainda mais orgulhoso pelo seu distrito natal


A cidade é composta de cinco distritos, os famosos “boroughs”, cada um com uma historia e personalidade única.  Aqui vou expressar minhas opiniões e depois tentar explorar como os residentes de diferentes distritos pensam de si mesmos e dos outros Nova Iorquinos.  Gosto de falar com outros sobre as nossas diferenças e semelhanças culturais dentro da cidade.  Em diferente instantes vou incorporar  a tese de Myriam Ávila do -O encontro com e Estrangeiro: uma tipologia.-




Você pode notar a demarcação de fronteiras entre os boroughs ou outra modalidade?

O Bronx

Serio justo começar com o Bronx, o meu borough natal?  Claro, cara!  Conhecido como o berço da música Hip-Hop e pelo famoso Bronx Zoo, sinto muito orgulho de ser um Bronxite. 
 


  Quando muitas pessoas pensam no Bronx, quase sempre lembram-se das fotos dos anos setenta.  Nesse tempo a zona sul do borough estava se deteriorando por causa de negligência governamental.  Mas agora, o Bronx  se recuperou e continua sendo um dos boroughs mas diversos da cidade.


Aqui têm uma foto da minha mãe e eu o verão passado.  Pra mim, o Bronx é igual à família.  Ela e a minha avó tambénasceram lá.



Brooklyn



Brooklyn é o borough com a maior população e tem uma identidade muito distinta.  Antes de ser anexado no ano 1898 era sua própria cidade.  É conhecido pela sua arquitetura – principalmente a Ponte de Brooklyn, um símbolo icônico de Nova Iorque.  Algumas pessoas falam que as pessoas de Brooklyn têm um sotaque muito forte mas não sei se eles estão certos.  Para mim, muitas pessoas de Brooklyn falam igualzinho a mim – muitas vezes tirando o R e colocando o W ou falando acelerado.



Aqui estou eu comendo sushi no Iron Chef House em Brooklyn Heights, um bairro perto da ponte.  O sushi aqui é ótimo.  Todo mundo deve provar!




Também frequento o Brooklyn pelas suas praias, Coney Island e Brighton.  Não são praias de nível tropical mas são boas para passar um dia no verão úmido da cidade.

Manhattan


Chamado –The City- por todos os Nova Iorquinos, Manhattan é verdadeiramente o centro da cidade.  Esse borough tem a maioria dos lugares turísticos da cidade como Times Square, Ellis Island, Fifth Avenue, etc.  Em uma ilha tão pequeninha como essa, fica Wall Street, a capital financeira deste pais.



O Parque Central é uma das atrações mas populares da cidade, cercado por arranha-céus.




Quando penso nas pessoas de Manhattan quase depende do lugar.  Uptown Manhattan tem grande populações de dominicanos e afro-americanos e comida ótima.  Meu barbeiro mora lá.  Mas quando penso em Midtown e Downtown, sempre vejo a imagem do turista ou engarrafamento.  Prefiro evitar a massa de turistas com os seus olhos fixos para o céu.  São como meninos perdidos!



Queens


Queens é o mais grande em área e o mais diverso dos boroughs de Nova Iorque.  Os principais aeroportos ficam lá, JFK e LaGuardia.  Eu conheço Queens pela sua população Colombiana.  Tem muitos restaurantes populares de comida sul-Americana.



Para mim, a coisa mais confusa de Queens é o seu sistema de ruas.  Sério, cara, lá em Queens você pode parar no meio de um cruzamento e notar que para esquerda está a Rua 115, para frente a Rua 231, e detrás a Avenida 96.  



Aqui vocês vem o que disseram alguns dos meus amigos no Facebook.

Staten Island




Com todo respeito que merece esse borough, eu nem estou seguro se Staten Island deveria ser considerada parte da cidade.  Fora o Wu-Tang Clang, esta parte da cidade não teve nenhuma contribuição a vida ou cultura Nova Iorquina.  É uma ilha pequena e residencial e tem uma balsa até Manhattan que embarca pessoas regularmente.  Para mim, é um subúrbio mesmo.






No comments:

Post a Comment