Thursday, April 15, 2010

Quais os filmes que merecem elogios



O lançamento do filme “Precious” tem causado muita controvérsia. Todas as pessoas que assistiram o filme têm uma opinião sobre os temas e a maneira em que o filme é apresentado. Algumas pessoas acham que o filme é belo esteticamente e tem uma mensagem profunda, enquanto outras pessoas acreditam que o filme é cheio de estereótipos e representa negativamente a comunidade afro-americana. Os dois grupos concordam que “Precious” tem imagens fortes mas a diferença é que alguns vêem as imagens como inspiração; e outras, como degradante. Esta batalha de opiniões tem sido intenso, e eu tenho que admitir que eu tenho contribuído para a perpetuação deste argumento.



Meu professor, que eu adoro, acredita profundamente que “Precious” é um filme dirigido perfeitamente que tem atuações fortes e eu concordo, mas a única coisa é que eu sinto, como outros afro-americanos, que “Precious” destaca os mesmos temas que nós sempre vemos nos filmes afro-americanos. Na minha opinião, infelizmente, muitos dos filmes que são aclamados somente são os musicais ou os filmes que mostram os problemas e as epidemias na comunidade afro-americana. Não sei exatamente porque, mas parece que há um modelo em Hollywood em que os roteiros com elencos afro-americanos são principalmente negativos. Cheios de violência, pais ausentes e drogas, historicamente os filmes afro-americanos considerados superiores não têm me impressionado.

Eu acho que “Precious” era terrível, assim como “Hustle & Flow”. Na verdade eu não podia acreditar que Terrence Howard, que fez o papel dum cafetão, foi indicado por sua performance. https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgANCC1U5tfdntudYRnF3GaEl730teVT3jKG1eyasVIricEOeMZ-lM415CMThD2sF7lvCBVxgBwVXdFzJ63FGW6wMTk-Lat4vxYTq-KAbJSK0RNlI1nD-68fbGWnMdG1ehnz3y8dtEIGjo/s200/hustle_flow.jpgQue terrível! Mas infelizmente isto acontece muito. Denzel Washington tinha tido performances incríveis mas o papel que lhe deu um Oscar foi sua performance em “Training Day”. Como um oficial de policia corrupto, Denzel estava muito convincente, mas eu não acho que esta performance era melhor do que seu papel em “Malcolm X” ou em “Hurricane”.






Apesar de todos os filmes serem bons, eu acho interessante que destes três filmes, a performance de Denzel em “Training Day” foi escolhida pela academia. Além disso, o que é mais interessante é que a mesma coisa acontece com Halle Berry.

Hoje em dia é tão difícil para as atrizes afro-americanas encontrar um papel em Hollywood, e por isso existem apenas alguns populares. Uma das atrizes bem conhecidas é Halle Berry que é muito bonita e tem estado em Hollywood por muito tempo. Em 2001, ela tornou-se a primeira atriz afro-americana a ganhar um Oscar na categoria principal, e apesar de me sentir feliz por ela, eu fiquei confundida. Porque ela ganhou um Oscar como uma mulher pobre e casada com um assassino, e não por seu retrato de Dorothy Dandridge em “Introducing Dorothy Dandridge”? Em vez de ganhar um Oscar por sua performance como a primeira atriz afro-americana a ser indicada ela academia na categoria principal, Berry ganhou elogios por um filme onde ela teve de fazer uma cena muito explicita e sexual.


No comments:

Post a Comment