Wednesday, April 14, 2010

Um blog dos blogs das paixões

Não dá para fazer um blog sobre uma paixão minha só. Eu tenho 3 blogs nos quais eu participo - um blog para minha fotografia:



Um blog que fala sobre minha igreja: (a igreja Presbiteriana) 


e agora esse blog do curso de Português. Além disso, eu tenho um website para minha fotografia: 


E finalmente tenho uma página sobre minha musica, que faz parte da website da fotografia:



Então, eu poderia dizer que eu tenho uma paixão por estar conectada através de diferentes tipos de comunicação. Primeiro, comunicação através da fotografia. Talvez o leitor não conheça o Ansel Adams, o fotógrafo famoso dos Estados Unidos. Ele é um ícone da fotografia americana, e é claro, da fotografia em geral. O Ansel Adams falou que a fotografia é um meio de expressão poderoso que oferece uma variedade infinita de percepção, interpretação e execução. Para mim, esse meio de comunicação é tão interessante e divertido exatamente por essas razões. Com uma foto, o fotógrafo / a fotógrafa pode comunicar milhões de coisas. Também, o sujeito da fotografia pode estar comunicando-se com o espectador da foto, falando com uma expressão que depois o espectador tem que traduzir para si mesmo. Então, através de uma foto, o espectador está interpretando o que o sujeito está comunicando ao fotografo. Entendeu? Viu...talvez eu me comunique melhor através da mídia e não através das palavrinhas...Vou colocar uns exemplos da fotografia minha, para o espectador fazer uma tradução para si mesmo. 


Essa é minha avó. Pode imaginar o que é que está pensando? Eu poderia dizer, mais tornaria a foto muito menos interessante...né?


Que lindo esse bichinho! Mas gente...somente na foto...na realidade era feia demais...imagina essa coisa sem ter a câmera entre eu e ele...não dá!

Então...pode ver que, das matriarcas do mundo aos bichinhos mais inconsequentes, tudo é interessante à lente. 

DEPOIS. Para falar sobre a minha igreja, e como eu me comunico através desse blog sobre a minha igreja. Uma coisa que é importante saber sobre esse blog: uma das regras principais dos autores desse blog é que todos os "posts" tem que ter algo de mídia. A gente sabe que, no mundo dos blogs e da internet, não dá para só falar com palavrinhas. Todo mundo quer ver alguma coisa acontecer...nem que seja só para matar o tempo. Então, cada post que a gente faz, tem que colocar alguma coisinha de mídia. Não tô mentindo - entra no blog pra ver por si mesmo. Pode ser chato sempre ter que encontrar uma coisa de mídia eletrônica só para comunicar uma ideia que não precisa de fotos ou de vídeos, mas também pode tornar o trabalho de escrever um blog muito mas fácil, porque as vezes só um pedacinho de mídia eletrônica pode comunicar tudo sem ter que fazer muito trabalho (funciona bem para as pessoas, como eu, que ficam perdidas entre palavras e de repente se encontram escrevendo demais...) E gente, minha igreja é uma paixão minha, e parece que, para ter uma paixão, preciso tbm de ter um blog.

E dai, eu chego a esse blog de Português, que faz muito tempo é uma paixão minha (a linguagem, gente, o blog não necessariamente). O Português é uma maravilha de sons, palavras, acentos, sotaques - sotaques que às vezes não dão para entender - palavras que às vezes não dão para entender - mas dá na mesma, é uma linguagem maravilhosa. E, como não sou brasileira, eu entrei num programa onde eu posso fingir minha "brasilidade" e aprender mais português. Entra, o professor:



que vai, seguramente, estremecer quando estiver lendo esse blog e todos os errinhos da gramática. Infelizmente, para os que gostam muito da gramática impecável, o blog não é o lugar ideal para encontrar isso. Num blog, a ideia é se comunicar, com mídia, linguagem, pontuação, mas a gramática...pode deixar. É claro, a ideia é também se comunicar bem, mas as paixões não são sempre os melhores meios de ser perfeito, porque não seria tão divertido. 

No comments:

Post a Comment