Tuesday, April 14, 2015

Dar é receber

Eu sou um estudante na Universidade de Vanderbilt, com tudo que isso envolve. Eu tenho duas especializações, Biologia Molecular e Celular e Espanhol e Português. Ainda mais, quero ser médico no futuro e isto requer que eu faça muitas coisas especiais para poder entrar na faculdade de medicina depois de meus quatros anos em Vanderbilt. Por causa disso, eu passo demais horas a estudar, escondido num recanto obscuro no alastramento interminável de Stevenson. Às vezes eu durmo lá por causa de tudo que eu tenho que fazer.


Não me entenda mal, os estudos são muito importantes e os faço para que eu possa ser um médico bom, mas eles não são gratificantes. Ao passar tantas horas a estudar, sinto que eu não estou fazendo o que eu quero. Eu quero ser médico para que eu possa ajudar a outras pessoas, mas ao estudar muito, a única pessoa que estou ajudando sou eu mesmo. Depois de meu primeiro semestre de estudos, eu tive boas notas mas eu fiquei cansado. Eu não queria regressar à universidade de novo porque tudo era trabalho, todo o tempo, sem variação. Entretanto, eu lembrei de um verso da Bíblia que diz:



Eu percebi que eu não estava servindo outras pessoas. Por isso, eu decidi ser voluntário ao principio de meu segundo semestre. Mas como? De que maneira poderia servir? Vanderbilt é uma universidade conhecida pelos estudantes inteligentes e eu gosto de pensar que eu não sou uma exceção. Por causa disso, eu comecei a trabalhar com o Programa Pós-Aula de Vanderbilt, uma organização de tutoria. Depois, eu pensei em como Jesus serviu na Bíblia. Grande parte do tempo, ele simplesmente falou e passou o tempo com as pessoas. Eu sabia de uma organização, Vandy H.O.M.E, onde voluntários vão dar e tomar sorvete com as pessoas sem casas, e depois passam uma hora falando com eles, desenvolvendo as relações com pessoas que perderam basicamente toda sua família. Eu decidi ingressar nesta organização também. Esta decisão de servir fez toda a diferença porque eu comecei a fazer coisas que beneficiavam outras pessoas e eu adorei isso. Eu adorei que eu tinha a oportunidade de servir a outras pessoas, mesmo quando eu tinha muito que fazer. Eu adoro que eu posso ter um bom efeito na vida de alguém simplesmente por minha presença.

Muitas pessoas servem porque eles pensam que estão sendo “altruístas”. Tudo bem, mas isto não funciona para mim. Eu não considero que eu seja altruísta porque eu recebo algo, embora seja intangível, das pessoas que estou servindo. Eu recebo seus sorrisos, seu agradecimento, um sentimento de contentamento que eu fui capaz de abençoar alguém com a riqueza de minhas próprias bênçãos, um sentimento que eu estou fazendo o trabalho de Jesus Cristo e que por meu serviço, eu estou compartilhando o amor que eu recebo mas que não mereço.

Sim, eu acho que muitas pessoas estão corretas quando dizem que ser voluntário requer que se desista de algo de si mesmos, mas estão errados se pararem lá. Se você parar seu pensamento lá, vai perder a oportunidade de sentir muito mais. Vai perder a oportunidade de desenvolver novas relações com pessoas maravilhosas e a oportunidade de se divertir. Ainda mais, vai perder a oportunidade de fazer uma mudança no mundo, mesmo que seja uma mudança no mundo de só uma pessoa.

Minha paixão é o serviço. Minha paixão é ajudar outras pessoas com a abundância que recebo. De fato, é tão maravilhoso que eu decidi que eu quero ser médico missionário para que eu possa ajudar a pessoas ao redor do mundo. Na minha opinião, a coisa mais extraordinária do serviço é que o quanto mais se dá, mais se recebe, e isso permite que se sirva até mais.




  



No comments:

Post a Comment