Monday, April 13, 2015

"O que estamos fazendo, e por que minhas meias estão molhadas?"- um conto sobre o remo de Vanderbilt

Depois que eu me transferi para Vanderbilt, eu ingressei no time de Vanderbilt Rowing (remo) para conhecer novas pessoas, fazer exercício, e tentar aprender algo novo.  O que não sabia nesse momento era que o remo seria a atividade mais desafiante, fisicamente e mentalmente, que faria na minha vida.


Para se sobressair de verdade no remo, é necessário forçar seu corpo ao limite absoluto.  O remo rasga as palmas e causa dor perpétua nas costas, nos ombros, nos joelhos, e no pescoço.
A folga da primavera divertida!

Embora façamos tanto treinamento físico, eu aprendo todo dia que a força mais importante, e mais difícil de conseguir é a força mental.  Em todos os treinamentos, estamos praticando para tornar-nos mais cômodos para tolerar mais dor por tempos mais longos. Como diz nosso técnico, assim é que se ganham as corridas. 

Eu sei que esse esporte soa como uma forma de tortura- e é verdade que se originou como um forma de punição para escravos e prisioneiros de guerra.  Mas, o sentido de mover  o barco pela água com velocidade, exatamente sincronizado com os outros sete remadores, é incrível e viciador.  



Passar todo dia com meu time, sofrendo, melhorando, e rindo juntos nos faz uma família inseparável.  O remo é único porque cada membro do barco é igualmente importante quanto os outros sete.  Não há uma estrela, não há um que é sempre jogador de reserva.  Esse ambiente relativamente sem competição é único no mundo dos esportes, e promove um sentido de camaradagem incomparável.  

Remando no amanhecer

Também, para ter êxito como unidade, é preciso olhar nas costas da pessoa em frente de você.  Eu estou convencida que esse processo de refletir exatamente os movimentos dum colega de time tem um efeito psicológico unificador.  É difícil explicar, mas esse sentido de dependência mutua é reconfortante, aterrorizante, e excitante.  E por isso, toda a dor, o frio, a lama, e a chuva valem a pena. 



No comments:

Post a Comment