Friday, April 24, 2015

Meus Filmes Favoritos

Os Filmes que eu Carrego no meu Coração

Os filmes, como a música, são as formas mais eficazes de arte. Os filmes podem ser usados para uma infinidade de coisas. Os filmes podem servir para razões superficiais, como o entretenimento, ou para fazer críticas sobre a sociedade. Eles provocam a mais ampla variedade de respostas emocionais: felicidade, tristeza, raiva, medo, amor, ansiedade, desejo, vergonha. A lista pode continuar para sempre.

Os filmes e os diretores por trás deles, têm o poder de conectar com milhões de pessoas. Podem influenciar as crenças das pessoas ou abrir os olhos deles para problemas sociais que não conheciam antes. As histórias retratadas pelos filmes alcançam pessoas por todo o mundo e é por isso que eles têm o poder que têm. Mas a grandeza do poder dos filmes não é a razão pela qual eu gosto dos meus filmes favoritos.

Para mim, o atributo mais importante dos filmes é o poder de só alcançar uma pessoa, não milhões. Se o filme tem a capacidade de conectar com só um indivíduo, acho que é um sucesso.  Se as histórias podem ressoar com alguém, os filmes tem o poder de fazer que as pessoas não se sintam tão sozinhas. Muitas vezes, por qualquer razão, as pessoas não podem se conectar com outras pessoas incluindo seus familiares e amigos. Acreditar que não podemos ser entendidos é o que faz a gente se sentir sozinho. Mas vendo um filme que ressoa com nossas vidas pessoais leva um pouco da solidão de nossos ombros.         

 Pocahontas/ O Cão e a Raposa

Apesar de estes filmes serem desenhos animados da Disney, os dois têm um lugar especial no meu coração. Eu me apaixonei por eles quando era menina e já os vi mil vezes! Pocahontas é sobre uma americana nativa que conhece um gringo quando ele e sua tripulação "descobrem" a terra, que hoje é conhecida como Virgínia, em nome da Inglaterra. Eles se apaixonam, mas a tribo de Pocahontas não confia nos estrangeiros e o capitão de John Smith quer matar os índios para tomar suas terras e buscar ouro. O filme mostra que a cor da pele não importa quando duas pessoas se amam, mas também pode causar muita raiva entre duas populações. A relação entre Pocahontas e John Smith mostra que a diferença de raça pode gerar amor ao invés de ódio. Apesar do amor que eles têm, Pocahontas decide não ir com John Smith para Inglaterra porque a tribo dela precisa de sua liderança. Ela escolhe sua família ao invés de seu amor. O filme tem temas de amor, raça, tolerância, família e sacrifício. 

Da mesma forma, O Cão e a Raposa tem as mesmas temas, mas as personagens são animais! O filme é sobre a amizade de Tod, a raposa, e Copper, o cão. Eles começam sua amizade quando eram crianças, mas os donos idosos deles se odeiam e não deixam que brinquem juntos. Durante o inverno, o dono de Copper leva-o numa viagem de caça onde ele é treinado para caçar outros animais, incluindo raposas. Ao retornar da viagem, a amizade deles encontra muitas dificuldades. No final, depois de muito tempo e mais problemas, Tod e Copper se conciliam, mas os dois animais escolhem estar com sua própria espécie. Nas duas histórias, os personagens decidem abandonar o amor, tanto romântico e platônico, para o bem-estar da suas famílias. O sentido de agradar a família é muito forte nos filmes, mas também mostra os pontos de vistas antiquados sobre a raça. Devo mencionar que estes filmes me fazem chorar cada vez que eu assisto!                   

Big Fish


O filme Big Fish é dirigido pelo famoso diretor, Tim Burton, e é baseado num livro com o mesmo nome. O filme é considerado parte dos gêneros de drama, comédia, e fantasia. Quando Edward Bloom fica doente, seu filho, William, viaja para estar perto dele. William tem uma relação alienada de seu pai porque Edward sempre contava histórias exageradas sobre sua vida, e William pensa que ele nunca contou realmente a verdade. Mesmo no seu leito de morte, Edward reconta as histórias fantásticas. Quando William, que é um repórter, começa à investigar os contos de seu pai, ele começa a compreender o tipo de homem que Edward é e sua propensão para contar histórias.  O filme é uma visão única sobre a relação entre pai e filho. Apesar de o filme ser muito triste e nos fazer sentir compaixão por ambos personagens, o filme também é uma celebração da vida vivida ao máximo. As tentativas do filho e do pai de reconciliar sua relação é um tema com o qual todos nós podemos nos identificar. Tim Burton começou a dirigir Big Fish um mês depois da morte de sua mãe e dois anos depois da morte de seu pai. O filme tem um significado especial para ele e acho que pode ter para outros pais e filhos que tem relações tensas.               

Forrest Gump 


Acho que todos conhecem a comédia-drama Forrest Gump; é um clássico. O ator Tom Hanks é a personagem principal, Forrest Gump, ao lado de Sally Fields como a mãe de Forrest. Forrest tem um espírito obtuso, mas ele nunca pensa em si mesmo como desfavorecido, e graças ao apoio da mãe dele, ele não viveu uma vida restrita. Pelo contrário, Forrest jogou futebol americano para a Universidade de Alabama, lutou no Vietnã durante a guerra fria, capitaneou um barco de pesca de camarão, e se tornou um bilionário quando investiu na companhia Apple. Apesar dos obstáculos da sua vida, Forrest inspira as pessoas ao seu redor com seu otimismo de criança. Mas a melhor amiga dele e o amor da sua vida, Jenny, é uma mulher perturbada. O filme segue a vida extraordinária de Forrest, mas também se concentra na amizade entre ele e Jenny e as tentativas de Forrest de salvá-la de si mesma. O filme dá esperança à todos os que creem que a vida tem sido injusta com eles. Ainda que a vida tenha sido difícil, isto não é uma desculpa para desistir. Enquanto há temas de esperança e perseverança, o filme também mostra que não todos podem ser salvos. Muitas vezes a gente carrega o fardo de ajudar e salvar as pessoas que amamos, mas a maior parte do tempo não podemos. O filme mostra que nós não somos responsáveis por salvar nossos entes queridos, mas só amá-los. 

Os filmes não só são para o entretenimento...

Eles têm o poder de ser muito mais. São uma maneira de combater a solidão que a gente sente. Os personagens fictícios das histórias se convertem em nossos amigos, nossos companheiros, e eles nos ajudam a nos entender quando pensamos que ninguém pode. Os filmes cobrem muitos temas com que a gente pode se identificar. A lista curta de meus filmes favoritos incluem Pocahontas, O Cão e a Raposa, Big Fish, e Forrest Gump, mas eu tenho muitos mais filmes nessa lista. Meu conselho para todas as pessoas que se sentem solitárias e sem esperança, é fazer uma pesquisa sobre os filmes que têm temas e personagens que se relacionam com suas vidas. Eu espero que estes filmes possam ajudar a vocês como eles me ajudaram.   
      

No comments:

Post a Comment