Wednesday, April 22, 2015

Redefinindo Newark

No verão passado, eu tive a oportunidade de trabalhar para a rede nacional de escolas charter que se chama KIPP (Knowledge Is Power Program).  KIPP é dedicada a fornecer a oportunidade de conseguir uma educação adequada aos estudantes pobres nos Estados Unidos.  A rede é conhecida nacionalmente como uma das redes de escolas charter de mais alto desempenho.  Os estudantes continuamente recebem notas acima da média nacional na leitura e na matemática, e vão à universidade numa taxa acima da média nacional para estudantes pobres.


Então, como eu tenho muito interesse no sistema educativo neste país, eu estava muito entusiasmada por ter esta oportunidade.  Eu disse à minha mãe que me ofereceram o estágio, e que era em Newark, NJ, e a primeira coisa que ela disse foi "Não".

A reação de minha mãe demostrava perfeitamente a reputação que Newark tem.  A região é conhecida pela pobreza, o crime, e as drogas.  Mas, embora a cidade tenha estes problemas graves, há uma comunidade lá que merece uma vida melhor, mas não tem os recursos que comunidades mais ricas têm.  Isso é que eu expliquei à minha mãe.  Há uma razão para a escola estar nessa área.

O que eu pensava inicialmente, e o que muitas pessoas pensam sobre as escolas charter, é que fornecem aos estudantes a possibilidade de escapar de sua situação e ir embora de seu bairro violento. Mas é mais que isso.  A escola em que eu trabalhava, que se chama Seek Academy, tem o "Seek Scholar Creed" (espécie de juramento) que os estudantes recitam todo dia.  Uma das linhas mais impactantes para mim é quando eles dizem, "Nos somos Newark, New Jersey".  Por este juramento, a escola tenta  instilar nos estudantes um sentido de orgulho daa comunidade de que eles vêm- um trabalho difícil numa comunidade com tanto estigma.  Também, tenta reforçar a idea que não é necessário abandonar sua comunidade, mas é possível trabalhar para melhorá-la.



Esse "TEDtalk" é sobre Baltimore, Maryland, outra cidade infame, e fala da importância de acreditar no potencial da sua comunidade.  É algo importante para considerar antes de fazer juízo de cidades lutadoras.






No comments:

Post a Comment