Tuesday, April 14, 2015

O Poder das Línguas

Minha paixão é a aprendizagem das línguas estrangeiras. Esta paixão não é muito criativa, mas é a coisa primária em que eu penso todos os dias. Principalmente eu estudo português e russo. Entretanto, no passado estudei espanhol e árabe. Para mim, as línguas não são simplesmente palavras que vêm de um dicionário. Seus significados não terminam quando uma pessoa para de falar. As línguas dão significado à vida real e sempre influenciam nossas percepções do mundo. Uma maneira em que as línguas formam nossas idéias do mundo é evidente em suas relações com a cultura. Eu vejo esta relação com a música, porque a música cria uma harmonia perfeita entre a linguagem real e as idéias culturais. Por exemplo, quando uma pessoa ou uma banda cria uma música com letras que criticam as condições de uma sociedade para mudar e melhorar a sociedade, isso é de uma beleza harmônica que é mais que simples palavras. Por isso, eu adoro escutar a música social de várias culturas quando eu estudo suas línguas. Vou mostrar algumas de minhas canções favoritas em línguas estrangeiras.

Em primeiro lugar, aqui está uma música em árabe de um homem chamado El Général. Ele fez esta música para a revolução na Tunísia. Só estudei árabe por um semestre, e, por isso, não entendo suas músicas muito bem. Entretanto, gosto dele muito!

Além disso, eu escuto a música do Criolo em português porque gosto das mensagens de suas músicas. Por exemplo, ele freqüentemente fala sobre os problemas em São Paulo como a pobreza e a corrupção de um governo.

Também, gosto da música de Calle 13 em espanhol porque eles fazem críticas da sociedade. Em sua música chamada “Latinoamérica” eles falam sobre a alma da América Latina que ninguém pode comprar. Isto é uma mensagem para os países e as empresas que querem controlar sua terra.      


Ao final, gosto da música do grupo chamado 5’nizza. Eles cantam em russo e fazem críticas da cultura popular. Esta música se chama “Soldat” (ou “soldado” em português), e fala sobre a falta de sentido nas guerras.   

No comments:

Post a Comment