Thursday, April 9, 2015

Relojoaria: história, arte e engenharia precisa


Desde que viajava a Europa algumas vezes quando eu era criança, sempre tive interesse por relógios. No começo eu pensei que relógios extravagantes só eram símbolos de status legal, mas logo, fiquei fascinado pela história dos relógios e a arte de fazê-los sem qualquer uso de baterias ou computadores. A partir de então, eu sabia que um dia eu gostaria muito de possuir um relógio suíço que eu vou apreciar por toda a minha vida.

O relógio mecânico é um dos poucos produtos de uso diário práticos remanescentes que permaneceram inalterados, em muitos aspectos, desde o seu começo centenas de anos atrás. É claro, os materiais e métodos de produção evoluíram um longo caminho desde o século XVII, mas se você abrir um relógio mecânico moderno, você vai encontrar algo que se parece muito com o que você encontraria se você olhasse dentro de um relógio construído 150 anos atrás. Enquanto relógios mecânicos foram originalmente produzidos em massa para o homem comum, hoje estes relógios representam objetos de coleção por causa de seu refinamento e prestígio. Hoje, quase todas as principais empresas da indústria estão localizadas na Suíça com Genebra no centro de tudo.



A arte de fazer relógios, relojoaria, é conhecido como um símbolo de precisão e estética. Na atual sociedade, em que todos os bens são projetados para não durar, os relógios mecânicos ainda demonstram que objetos diários podem durar fácilmente por gerações. E tudo isso é possível devido a uma forte tradição de precisão, funcionalidade e qualidade dentro de um objeto apesar dos limites extremos no espaço físico do relógio. 


Também quase todos os fabricantes de relógios de luxo produzem suas próprias peças e alguns relógios podem levar até cinco anos, desde a concepção até a conclusão. O último passo no sentido de tornar as partes internas do relógio é mostrado abaixo quando o fabricante de relógio coloca a roda de equilíbrio dentro da caixa. Isto é, quando o relógio ganha vida.



Para mim, o aspecto mais intrigante é o fato de que não têm baterias ou eletricidade, a vida do relógio é formada exclusivamente pela engenharia precisa e incontáveis horas de meticuloso trabalho. A maioria dos relojoeiros de luxo oferecem modelos relativamente mais baratos (menos de $12.000US) que servem uma variedade de funções, mas Patek Philippe é a empresa mais respeitada e prestigiosa do mundo. 


Dentro do Patek Ref. 5208  
O Patek Phillipe Ref. 5208 Grande Complicação (mostrado acima) representa uma obra-prima moderna de relojoaria. Só tem mais dois relógios destes em mãos privadas. Esta obra tem mais de setecentas peças, vinte e uma funções, dentre as quais um calendário perpétuo, fases da Lua e um mecanismo para atenuar os efeitos gravitacionais sobre o movimento, que se chama um tourbullion. A construção do mesmo dura cerca de um ano e é altamente complexa. Seu mecanismo representa o máximo em perfeição, tornando-se um desafio para seus construtores e orgulho para seus donos. O preço deste modelo é aproximadamente $ 800.000 dólares. 


Para todos os colecionadores, o Patek Philippe Henry Graves Grande Complicação 1925 é o Santo Graal de todos os relógios do mundo. É como a “Mona Lisa” dos relógios e foi vendido por US $ 23.000.000 no ano passado. Depois de 90 anos, nenhum outro relógio tem tanta complexidade e quantidade de detalhes incluídos nesta peça de arte.



Infelizmente eu não tenho dinheiro para comprar qualquer relógio de luxo, mas estou maravilhado com a beleza, engenharia incrível e história interessante dos relógios mecânicos. Eu sempre amei tanto a arte e engenharia, portanto a relojoaria é verdadeiramente o único assunto que combina meus dois interesses tão perfeitamente. E a melhor parte é, você pode mantê-lo em seu bolso e isso nunca vai sair de moda.


No comments:

Post a Comment